terça, 12 de julho de 2022 - 19:11h
Câmara de Meio Ambiente do Consórcio Amazônia Legal realiza Oficina Técnica para Consolidação do Programa Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal
O encontro ocorre nos dias 12 e 13 de Julho, em Brasília. O evento também inclui a realização do Workshop “Nivelamento sobre Mercado Voluntário de Carbono Jurisdicional”
Por:

Nesta terça-feira, 12, o Consórcio Amazônia Legal deu início à Oficina Técnica sobre o Programa Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal. O evento terá dois dias de duração e contará com a presença dos Secretários e Técnicos das Secretarias de Meio Ambiente dos estados, além de organizações parceiras como o GCF, o Funbio, a GIZ, o IPAM, a FAS e o Emergent. Os cientistas Carlos Nobre, Cadu Young e Paulo Moutinho participaram da 5ª sessão da Oficina, com a apresentação de um sumário sobre o Relatório do Painel Científico para a Amazônia, iniciativa da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN/SPA). Confira abaixo a programação do encontro de hoje:

• Abertura da Oficina com apresentação da versão consolidada do Programa Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas na Amazônia.
  • Discussão e decisão sobre linhas e investimentos necessários à execução do Programa.
  • Desafios e soluções para a implementação do Programa Regional e dos Planos Estaduais de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDQ´s).
  • Experiências exitosas dos Estados e Soluções para os desafios de implementação do Programa Regional e dos PPCDQs.
  • Apresentação sumária do Relatório do Painel Científico para a Amazônia, pelo  prof. dr. Carlos Nobre e demais cientistas presentes.

Na manhã do dia 13 (quarta-feira), o tema será o  Plano de Implementação do Programa Regional, que conta com ações de partida e sequenciais e, encaminhamentos para as fases de intervenção e articulação entre os órgãos envolvidos (Secretarias de Meio-ambiente e de Segurança Pública e os Comandos de Corpo de Bombeiros).

No período da tarde desta quarta-feira, ocorrerá o Workshop "Nivelamento sobre Mercado Voluntário de Carbono Jurisdicional", em conjunto com a Coalizão LEAF/Emergent e a GIZ, com a seguinte pauta: Experiências e novas oportunidades com mecanismos de pagamento por resultado na escala jurisdicional (estadual); Arquitetura de transações com a Coalizão Leaf - Instrumentos administrativos, legais e financeiros; demandas e perspectivas dos estados para acesso ao mercado voluntário de carbono; e próximos passos para transações com a Coalizão Leaf.

O evento conta com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira; da Secretária da SEMARH de Tocantins, Muki Hyasiyhida; da Secretária de Meio Ambiente do Maranhão, Raysa Queiroz Maciel; da Secretária de Estado da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Fernanda Daniel; e do Secretário de Meio Ambiente de Rondônia, Marco Antonio Ribeiro de Menezes Lagos. Além dos técnicos focais das Semas, envolvidos com o Programa Regional e os PPCDqs. Participaram também dos eventos a Secretária Executiva do Consórcio, Cira Moura, além de representantes da GIZ, do IPAM, do GCF, da FAS, do FUNBIO e Coalizão Leaf – Emergent e os cientistas convidados.

Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br