quinta, 30 de setembro de 2021 - 10:22h
Consórcio Amazônia Legal discute incentivo a bioeconomia com o governo do Pará
Aporte de recursos para incentivar cadeias produtivas é pauta de reunião em Belém do Consórcio com Secretários de Estado do Pará.
Por:

A equipe do Consórcio Amazônia Legal, a pedido do Presidente do Consórcio, governador Flávio Dino (MA), se reuniu nesta terça-feira, 28 de setembro, com equipe do governador Helder Barbalho (PA), para análise de viabilidade de Contrato de Programa a ser assinado entre os governadores da região. Trata-se de um instrumento que está sendo criado pelo Consórcio com a finalidade de alavancar cadeias produtivas prioritárias da bioeconomia, por meio do aporte de investimentos próprios e de captação junto a parceiros (nacionais e internacionais), voltados a ações previstas no do Plano de Recuperação Verde - PRV, em seu eixo 2, referente ao desenvolvimento produtivo sustentável. Nesta primeira fase, o foco será em três cadeias produtivas: 1) Açaí; 2) Piscicultura; e 3) Sistemas Integrados (Lavoura e Pecuária de Baixo Carbono).

A proposta é que os estados façam aporte iniciais de recursos para iniciativas que integram o Projeto prioritário do Consórcio "Fortalecimento de Cadeias Produtivas da Bioeconomia”, compromisso previsto para ser firmado durante o 24° Fórum da Amazônia Legal, que acontece no dia 18 de outubro, na cidade de Belém, por ocasião do Fórum Mundial de Bioeconomia, com a assinatura do Contrato pelos governadores.

A reunião contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes, e do Secretário de Fazenda, René de Oliveira Sousa Júnior. O governador Helder Barbalho está apoiando a iniciativa de atuação conjunta dos estados amazônicos na promoção da economia verde e designou a Secretaria de Agricultura do Estado para selecionar o projeto específico para integrar o Projeto Cadeias Produtivas. Por parte do Consórcio, participaram a  Secretária Executiva, Cira Moura e a assessora técnica, Marcela Rodrigues.

O Projeto Cadeias Produtivas conta com a parceria da Embrapa e constitui-se em importante instrumento para dar sequência ao processo de implementação do PRV, ação estratégica do Consórcio na direção do fortalecimento da economia verde e do desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá