Quem Somos

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado pelos estados nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

É uma autarquia, modalidade associação pública, e integra a administração indireta de todos os estados membros. Tem foro no Distrito Federal e seu escritório central funciona em Brasília com núcleos administrativos nos estados associados.

Missão: acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais.

Visão: ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.

Valores:

A atuação é sempre em bloco na defesa das pautas comuns e estratégicas para a Amazônia Legal.

A tomada de decisões é feita de maneira transparente, em processos democráticos e representativos.

A gestão é baseada na comunicação fluida, na articulação permanente e nos princípios da boa governança.

Zela-se rigorosamente pela estratégia.

Prioriza-se a atuação focada e persistente.

Os maiores esforços são aplicados na superação dos obstáculos.

O empenho está concentrado em soluções duradouras e inovadoras.

Síntese do Processo de Criação

Documentos constitutivos do Consórcio:

Leis Estaduais Constitutivas:

Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br