A equipe do Consórcio Amazônia Legal, a pedido do Presidente do Consórcio, governador Flávio Dino (MA), se reuniu nesta terça-feira, 28 de setembro, com equipe do governador Helder Barbalho (PA), para análise de viabilidade de Contrato de Programa a ser assinado entre os governadores da região. Trata-se de um instrumento que está sendo criado pelo Consórcio com a finalidade de alavancar cadeias produtivas prioritárias da bioeconomia, por meio do aporte de investimentos próprios e de captação junto a parceiros (nacionais e internacionais), voltados a ações previstas no do Plano de Recuperação Verde - PRV, em seu eixo 2, referente ao desenvolvimento produtivo sustentável. Nesta primeira fase, o foco será em três cadeias produtivas: 1) Açaí; 2) Piscicultura; e 3) Sistemas Integrados (Lavoura e Pecuária de Baixo Carbono).
A proposta é que os estados façam aporte iniciais de recursos para iniciativas que integram o Projeto prioritário do Consórcio "Fortalecimento de Cadeias Produtivas da Bioeconomia”, compromisso previsto para ser firmado durante o 24° Fórum da Amazônia Legal, que acontece no dia 18 de outubro, na cidade de Belém, por ocasião do Fórum Mundial de Bioeconomia, com a assinatura do Contrato pelos governadores.
A reunião contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes, e do Secretário de Fazenda, René de Oliveira Sousa Júnior. O governador Helder Barbalho está apoiando a iniciativa de atuação conjunta dos estados amazônicos na promoção da economia verde e designou a Secretaria de Agricultura do Estado para selecionar o projeto específico para integrar o Projeto Cadeias Produtivas. Por parte do Consórcio, participaram a Secretária Executiva, Cira Moura e a assessora técnica, Marcela Rodrigues.
O Projeto Cadeias Produtivas conta com a parceria da Embrapa e constitui-se em importante instrumento para dar sequência ao processo de implementação do PRV, ação estratégica do Consórcio na direção do fortalecimento da economia verde e do desenvolvimento sustentável da região amazônica.