quarta, 27 de janeiro de 2021 - 10:44h
Consórcio discute criação de Fundo Multidoadores com representantes da ONU no Brasil
Participaram da reunião virtual governadores, vice-governadores, e representantes dos estados
Por:
Foto: Divulgação Site do Governo do Maranhão

A proposta de criação de um Fundo Multidoadores das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia foi apresentada pelo coordenador da ONU no Brasil, NikyFabianic, em reunião realizada no dia 26, para o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. A reunião contou com a participação de governadores, vice-governadores, secretários e representantes dos estados do Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima e Tocantins.

 

“Vamos avançar prioritariamente na temática do Fundo apresentado pela ONU. Ele atende à demanda prática das sociedades locais, do empresariado, das estruturas públicas, uma vez que ele permite que esse interesse internacional mundial sobre a temática da Amazônia se materialize em parcerias. São importantes alianças que mobilizam recursos, talentos e capacidades para que possamos impulsionar boas práticas e ao mesmo tempo continuar combatendo atividades ilegais que não interessam ao nosso país, aos produtores, à nossa agricultura”, disse o governador do Maranhão, presidente do Consórcio da Amazônia Legal. A proposta está sendo elaborada e o objetivo é fechar um Memorando de Entendimento entre o Consórcio e a ONU no período de 30 dias.

 

Segundo o coordenador da ONU no Brasil, NikyFabianic, representante das 26 agências das Nações Unidas que atuam no país, a ideia, por meio do Fundo, écontribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e de seus estados. “Em parceria com o Consórcio, estamos analisando o melhor caminho para canalizarmos apoio e cooperação internacional com recursos para os projetos, de forma eficaz e transparente”, diz. 

 

De acordo com o oficial de parcerias e financiamento para o Desenvolvimento da ONU, Haroldo Machado Filho, que apresentou a proposta debatida com o Consórcio, a criação do Fundo estaria alinhada às diretrizes estratégias do Consórcio. “Esse é o ponto principal e grande diferencial. Acreditamos que é inovador por colocar o Consórcio, no centro das decisões de projetos a serem financiados, o que não acontecia com outros fundos internacionais”, comentou.

 

O governador do Amapá, Antônio Waldez, que presidiu o Consórcio até no ano passado, ressaltou que a proposta da ONU reforça a atuação do Consórcio na criação de projetos voltados para o desenvolvimento da Amazônia. De acordo com o ele, o objetivo é canalizar as parcerias internacionais para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, respondendo às prioridades imediatas e de médio prazo definidas pelo Consórcio da Amazônia Legal.

 

Para o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes,o Fundo éum tema muito importante para os Estados visando a captação de recursos. “Fico feliz com essa iniciativa. Queremos fazer aquilo que é correto, preservar o meio ambiente, mas também promover o desenvolvimento”, disse.

 

O vice-governador do Pará, Lúcio Vale, comentou sobre a importância doFundo e reforçou o apoio do governador Helder Barbalho, além de parabenizar o trabalho dos governadores e do Consórcio.

 

E o vice-governador do Acre, Wherles Rocha também destacou o apoio a iniciativa de criação do Fundo, com oalinhamento às políticas públicas dos Estados, e defendeu que a proposta tenha o protagonismo dos Estados da Amazônia e do Consórcio.

 

Já o secretário de meio ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira,representando o governador Wilson Lima,sugeriu menos burocracia e políticas públicas implementadas a longo prazo e destacou a relevância da proposta e a importância de seguir asdiretrizes do Consórcio em todas as janelas de implementação.

 

E o secretário de Agricultura de Roraima, Emerson Baú, representando o governador AntonioDenarium, parabenizou a ONU pelo alinhamento da proposta com o Planejamento Estratégico do Consórcio.

 

Com informações dos sites dos estados do Maranhão e do Amapá.

Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá