Ex-Governador do Amapá


Antônio Waldez

O mais novo de 16 irmãos, é filho do seringueiro Otacílio Silva e de Isaura Góes. O político, nascido no Pará, chegou ao Amapá ainda criança, e cursou o ensino básico em instituições de ensino da capital, como a Escola Paroquial Padre Dário, o Grupo Amapá, e o colégio Castelo Branco. Em 1981, Waldez voltou para o Pará, na cidade de Castanhal, para iniciar o curso de técnico agrícola, na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, que concluiu no mesmo ano. De volta ao Amapá em 1983, o político iniciou a carreira no serviço público, ocupando por 11 anos o cargo de agente de atividade agropecuária na Assistência Técnica e Extensão Rural do Amapá (Aster), órgão extinto.

Em 1993, Waldez se casou com Marília Góes, que também atua na área política do Amapá, como deputada estadual. Marília também é delegada de Polícia Civil e é mãe de sete filhos com Waldez. Em 1998, após sofrer uma derrota nas eleições para governador do estado do Amapá para João Capiberibe, Waldez Góes passou a morar no Rio de Janeiro. Nesse período, Waldez cursou políticas públicas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e iniciou o curso de direito na Universidade Estácio de Sá. Após dois anos de graduação, Góes não finalizou o curso de direito e voltou ao Amapá, para dar continuidade às atividades políticas.

Em 1989, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido em que permanece até hoje. Em 1990 chegou à Assembleia Legislativa, sendo o deputado estadual mais bem votado do Amapá. Foi reeleito em 1994 e dois anos depois disputou a prefeitura de Macapá, obtendo um terço dos votos. Com a boa votação na disputa municipal e o bom desempenho nos dois mandatos como deputado estadual, Waldez foi candidato ao Governo do Estado em 1998. Conseguiu somar 47% dos votos válidos.

Em 2002 foi mais uma vez candidato ao Governo do Estado. No primeiro turno das eleições, recebeu 36,82% dos votos válidos, deixando para trás a governadora Dalva Figueiredo, do PT, que tentava a reeleição. Superou também Cláudio Pinho, do PSB, candidato apoiado pelo ex-governador João Capiberibe. No segundo turno, a preferência por Waldez se confirmou.

Em 2006, Waldez reelegeu-se governador, no primeiro turno da eleição estadual, fato inédito na história amapaense.



Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá