quarta, 20 de julho de 2022 - 21:22h
Governadores se reúnem para discutir programas do consórcio e preparativos para a COP-27
A 2ª Reunião Ordinária da Assembleia dos Governadores foi realizada de forma híbrida e consolidou ações regionais para o combate à queimada e desmatamento e fomento da bioeconomia na Amazônia.
Por:

Na manhã desta quarta-feira, 20, ocorreu a 2ª Reunião da Assembleia dos Governadores da Amazônia Legal. Presidida pelo Governador do Amapá Waldez Góes, o encontro se deu de forma híbrida e, além de encaminhamentos administrativos, definiu prioridades e alocação de recursos para ações de desenvolvimento sustentável da Amazônia. Apresentados pelo coordenador da Câmara Setorial de Meio Ambiente, o Secretário Eduardo Taveira, foram aprovados o Programa Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, o Programa Fortalecimento de Cadeias Produtivas da Bioeconomia Amazônica e a Estruturação de Mercado de Negócios e Serviços Ambientais - iniciativas dos estados| Sistemas Jurisdicionais de REDD+. 

Os governadores também definiram que a Amazônia Legal terá protagonismo na COP-27 através do Amazônia Legal Hub, que contará com espaço para reuniões e debates promovidos pelos nove estados através do Consórcio. O governador do Pará Helder Barbalho reiterou a responsabilidade que os estados da Amazônia têm participação em negociações internacionais.

Os pesquisadores Carlos Nobre, Mercedes Bustamante e Emma Torres realizaram a apresentação sumária do Relatório do Painel Científico para Amazônia – Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN/SPA). A secretária executiva do Consórcio, Cira Moura, considerou pertinente  incorporar as análises do painel para o auxílio à tomada de decisão dos secretários e governadores da Amazônia.  

Na ocasião, estavam presentes o Governador do Amapá e Presidente do Consórcio Amazônia Legal, Waldez Góes; o Governador do Acre, Gladson Cameli; o Governador de Rondônia, Marcos Rocha; o Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; e o Governador do Pará, Helder Barbalho. Também participaram do encontro o Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, representando o Governador do Amazonas Wilson Miranda; a Secretária de Meio Ambiente, Raysa Queiroz, representando o Governador do Maranhão Carlos Brandão; e o Secretário-Chefe da Casa Civil, Deocleciano Filho, representando o Governador do Tocantins Wanderlei Barbosa. Além de secretários de Meio Ambiente e Agricultura e convidados externos.

Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá