segunda, 13 de junho de 2022 - 10:00h
Consórcio Amazônia Legal se reúne com GIZ para tratar de REDD+
O encontro teve como propósito dar andamento aos projetos estabelecidos em Memorando de Entendimento assinado em 2021
Por:

Na manhã desta sexta-feira, 10, o Consórcio Amazônia Legal realizou reunião virtual junto à GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH). O encontro teve como objetivo discutir um segundo Plano de Trabalho, relacionado ao amadurecimento de ações relacionadas ao REDD+ nos estados da Amazônia brasileira.

Trata-se da continuação dos trabalhos relacionado ao Memorando de Entendimento assinado entre Consórcio e GIZ em outubro de 2021, visando a cooperação técnica de projetos no âmbito da Amazônia Legal em temas relacionados ao clima, florestas e biodiversidade da Amazônia, levando em consideração os projetos prioritários do Planejamento Estratégico 2019-2030 e as ações do Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal.

Atualmente tem sido colocado em prática o Plano de Trabalho I, que prevê, dentre outras iniciativas, a realização de capacitações virtuais no âmbito dos Planos Estaduais de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQs), passando também pela gestão, monitoramento e avaliação de projetos e capacitações dos módulos do SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural). Com a evolução do deste primeiro Plano de Trabalho, viu-se a necessidade de implementar um segundo para dar continuidade às intenções.

Durante a reunião, a GIZ mencionou a ideia de criar um Programa de Capacitação e Treinamento referente aos critérios de elegibilidade relevantes para captar recursos REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) e afirmaram enxergar potencial não só de cooperação técnica, como firmado no Memorando, mas também financeira.

Estiveram presentes na reunião Eduardo Tavares, Secretário da Fazenda do Amapá e Coordenador da Câmara Setorial de Planejamento e Gestão Estratégica do Consórcio, Anja Wucke, Diretora do Programa Políticas sobre Mudança do Clima da GIZ, Alicia Spengler, Diretora de projetos da GIZ, Heliandro Maia, Assessor técnico da GIZ e Beatriz Narita e Ticiana Alvares, assessoras do Consórcio.

Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br