domingo, 03 de julho de 2022 - 23:40h
Consórcio Amazônia Legal reúne-se com Secretários de Agricultura e técnicos focais
O encontro teve como objetivo o alinhamento com os estados a respeito do Programa Fortalecimento das Cadeias da Bioeconomia Amazônica
Por:

Na manhã desta quinta-feira, 30, o Consórcio Amazônia Legal reuniu-se com Secretários de Agricultura e técnicos focais para tratar acerca do Programa Fortalecimento das Cadeias da Bioeconomia Amazônica, que será formalmente apresentado para os governadores na 2ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral de Governadores, a ser realizada em 13 de Julho deste ano.

O Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia integra a carteira de projetos prioritários do Consórcio, aprovada pelos Governadores em agosto de 2019, por ocasião do lançamento do Plano Estratégico 2019-2030. A concepção do projeto teve início em 2020, e desde então, sua Coordenação, com apoio da Secretaria Executiva e dos Estados Membros, vem trabalhando nos avanços conceituais e na seleção das Cadeias Prioritárias.

O Projeto Cadeias está alinhado tanto ao Eixo I – Economia Verde, Competitividade e Inovação - do Planejamento Estratégico 2019 - 2030, em seu Objetivo 02 (fortalecimento das cadeias produtivas regionais), como ao Eixo 2 – Desenvolvimento Produtivo Sustentável - do Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal, lançado pelo Consórcio em junho de 2021.

Na ocasião, o Coordenador da Câmara Setorial de Planejamento e Gestão Estratégica do Consórcio, Eduardo Tavares, resgatou a construção do Programa Cadeias e destacou a importância das captações de recursos para os Estados e o encadeamento do Projeto aos PPA’s.

Em seguida, a Secretária Executiva do Consórcio, Cira Moura, deu início ao debate com os Secretários e focais sobre as especificidades na agricultura de cada estado, bem como a respeito de investimentos e possíveis melhorias no Programa Cadeias. Além disso, também foi discutida a expectativa da apresentação do Projeto na COP-27, a ser realizada no final deste ano, no Egito.

Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br