quarta, 01 de junho de 2022 - 06:37h
Consórcio Amazônia Legal apresenta Programa Cadeias Produtivas durante oficina realizada em Belém/PA
O encontro deu prosseguimento a série de oficinas de alinhamento do Programa Cadeias Produtivas da Biodiversidade e o Plano Norte + Sustentável 
Por:

Nos últimos dois dias, 30 e 31 de maio, o Consórcio Amazônia Legal e a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI), por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizaram oficina focada no Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia.

O encontro ocorreu em Belém do Pará e é mais uma das oficinas cujo foco é discutir os critérios de seleção dos territórios e de cadeias produtivas prioritárias, bem como refletir sobre as propostas de ações do Norte + Sustentável e do Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia Amazônica. 

Na ocasião, a Secretária Executiva do Consórcio Amazônia Legal, Cira Moura, apresentou os projetos âncoras do CAL, com ênfase no Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia. Com as oficinas nos estados, a equipe da secretária está reunindo as propostas dos diversos atores que atuam diretamente com produção agropecuária e as cadeias produtivas da sociobiodiversidade, em cada estado, no contexto da formulação do Programa.

Desde outubro de 2021, o Consórcio e o MAPA estão juntos na articulação de esforços para a mobilização dos estados na perspectiva de construir convergências entre as políticas públicas. Além da parceria com o Ministério da Agricultura, o Consórcio conta com a parceira da Embrapa e o apoio institucional do IPAM e do Funbio na formulação deste programa. A Coordenação é conduzida pelo estado do Amapá, em articulação com representantes das secretarias de agricultura de todos os estados, contando com o apoio da Secretaria Executiva na mobilização.

Após a apresentações feitas pelas instituições presentes ao evento, todos os participantes uniram-se para debater sobre as cadeias prioritárias e os territórios que serão atendidos pelo Plano Norte+ Sustentável, bem como considerados no Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia, no estado do Pará. O cacau, o açaí, o queijo o Marajó e o pescado foram as cadeias mais mencionadas pelos presentes na oficina.

Estiveram presentes na reunião o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Pará, João Carlos Leão Ramos, o Superintendente Federal de Agricultura, Jesus de Nazareno Magalhães de Sena, o Coordenador de Elaboração de Programas Regionais do MAPA, Rodrigo Lopes de Almeida, o Presidente da FAEPA, Carlos Fernandes Xavier, a Promotora de Justiça do MPF, Angela Balieiro, Walkymário de Paulo Lemos, Pesquisador Embrapa Amazônia Oriental, entre representantes de cooperativas, associações, entre outros.

Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
forumamazonia@gabgov.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá